GAZA - O movimento Hamas, que controla a Faixa de Gaza, fez um pedido nesta quarta-feira (3/6) ao presidente norte-americano Barack Obama para que exerça uma "autêntica pressão" sobre Israel durante sua visita à região, na qual se espera que pronuncie um discurso de reconciliação com os muçulmanos.
"Julgaremos esta visita de acordo com o que disser e com as medidas concretas que tomar", declarou o porta-voz do movimento islâmico palestino, Fawzi Barhum. "Esperamos ver medidas concretas do governo norte-americano, sob forma de uma autêntica pressão contra o inimigo sionista para que retire o bloqueio de Gaza, ponha fim à agressão e interrompa a colonização", acrescentou.
O presidente dos Estados Unidos levantou o tom contra Israel nas últimas semanas, pedindo ao Estado hebreu que aceite uma solução baseada na criação de um Estado palestino e que congele totalmente a colonização na Cisjordânia ocupada, suscitando tensão entre os dois aliados.
Obama inicia nesta quarta-feira na Arábia Saudita uma visita à região, com os objetivos de obter o apoio dos países árabes à paz no Oriente Médio e de estender a mão ao mundo muçulmano.