Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitará a Arábia Saudita no dia 3 de junho, informou nesta terça-feira o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.
Essa viagem levará também o presidente americano a Europa e Egito, onde ele deve pronunciar um grande discurso destinado ao mundo muçulmano.
"O presidente se reunirá com o rei Abdullah para discutir uma vasta série de questões, dentre elas as referentes ao Oriente Médio, ao Irã e ao terrorismo", disse Gibbs durante uma entrevista coletiva à imprensa.
"O presidente acredita que esta é uma oportunidade para discutir diversas questões importantes", declarou Gibbs.
Perguntado sobre a possibilidade de o presidente Obama discutir os contornos da proposta de paz para o Oriente Médio, que poderá ser anunciada durante seu discurso no Cairo, o porta-voz respondeu: "acredito que vá discutir de que forma a paz poderá ser restabelecida no Oriente Médio. Mas o discurso do Cairo não foi concebido para delimitar os contornos do plano para se chegar a ela".
Obama deve visitar a cidade alemã de Dresdem e o antigo campo de concentração de Buchenwald, no dia 5 de junho, antes de participar das comemorações do desembarque aliado na Normandia, no dia 6 de junho.