Nova York - Os preços do petróleo subiram nesta terça-feira em Nova York, impulsionados pela forte alta da confiança dos consumidores americanos, que aponta para um aumento do consumo de gasolina no país.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em junho terminou a 62,45 dólares, em alta de 78 centavos, depois de alcançar 62,50 dólares durante a sessão, seu maior nível desde novembro.
Na InterContinental Exchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento ganhou 1,03 dólar, a 61,24 dólares.
O cru começou a semana em forte baixa, depois do feriado de segunda-feira, mas "os números da confiança dos consumidores (americano) foram publicados e o petróleo está subindo desde então", destacou Adam Sieminski, do Deutsche Bank.
O índice de confiança dos consumidores americanos subiu a 54,9 pontos em maio, após registrar 40,8 em abril.
"Isso mostra o caminho em direção a uma economia em melhor estado, é uma questão de esperança", comentou Sieminski. Mas "a realidade continua sendo muito negativa em relação à demanda".
O consumo mundial de petróleo deve cair em 2009 pelo segundo ano consecutivo, estimam observadores do mercado. Mas um consumidor menos preocupado nos Estados Unidos pode significar uma recuperação da demanda de gasolina.