A Unesco aprovou nesta terça-feira a ampliação da reserva da biosfera da Mata Atlântica, que faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera (RMBR), que, segundo anunciou a organização, será expandida com 22 novos locais em diferentes partes do mundo.
As lagoas de Montebello no México, o Delta do Orinoco na Venezuela, Fuenteventura no arquipélago das Canárias e Gerès-Xurès, entre Espanha e Portugal, figuram na lista de 22 novos pontos da RMBR.
O Conselho Internacional de Coordenação do programa sobre o Homem e a Biosfera (MAB), que iniciou sua reunião anual no dia 25 na ilha de Jeju, na República da Coreia, decidiu nesta terça-feira adicionar 22 novos locais à Rede Mundial de Reservas da Biosfera, indicou a organização em um comunicado.
A RMBR conta agora com um total de 533 reservas, espalhadas por 106 países.
Além disso, o Conselho aprovou a ampliação de outras reservas da biosfera já existentes, como a da Mata Atlântica, no Brasil, a Campana-Peñuelas, no Chile, a Carelia do Norte, na Finlândia, e a Dyfi, no Reino Unido.
As reservas de biosfera reconhecidas pela Unesco mostram novos enfoques de gestão integrada da biodiversidade e dos recursos terrestres, marítimos e costeiros.
Estes são também locais de experimentação e de estudo do desenvolvimento sustentável.