Cerca de 30 pessoas ficaram feridas, nove delas gravemente, com tiros e facadas, após um confronto ocorrido neste domingo (24/05) em um templo sikh de Viena.
Segundo um porta-voz da Polícia, Michael Takacs, a confusão começou durante o sermão de um guru, Shri Guru Ravidas Sabha, que foi especialmente da Índia para este templo da capital austríaca.
"Seis pessoas não concordaram. Uma sacou uma pistola, as outras pegaram facas. As seis pessoas foram atacadas por membros da comunidade e ficaram gravemente feridas", declarou Takacs à rádio pública.
Segundo ele, um dos agressores está à beira da morte. Os seis agressores foram detidos. A Polícia encontrou pelo menos três cápsulas de balas no local.
Cerca de 200 pessoas assistiam à cerimônia.
A disputa religiosa em meio à comunidade é antiga, de acordo com uma testemunha, Khasuf Kalder, consultada pela agência austríaca APA, que revelou que o templo onde ocorreram os incidentes está em conflito com outros templos de Viena.
A comunidade sikh, na qual os homens usam tradicionalmente um turbante e um punhal na cintura, conta com cerca de 10.000 membros na Áustria e com 25 milhões no mundo, a maioria residentes no norte da Índia.