O Exército paquistanês entrou na principal cidade do distrito de Swat, no noroeste do país, onde foram registrados combates em uma missão para recuperar a região que está sob controle dos talibãs, indicou neste sábado (23/05) um porta-voz militar.
O major-general Athar Abas indicou que partes de Mingora já tinham sido ocupadas e que 17 insurgentes, incluindo um importante comandante, morreram na operação.
O ataque por terra a Mingora, cidade com uma população estimada em 300 mil habitantes -dos quais a maioria tinha fugido- sob controle talibã há semanas, é uma etapa decisiva na ofensiva militar contra os talibãs no Vale de Swat.
O Paquistão indica que até 15 mil militares enfrentam quatro mil combatentes armados no Swat, onde Islamabad ordenou uma ofensiva para acabar com os milicianos que chegaram a se aproximar de 100 km da capital, Islamabad.
"Hoje é a fase mais importante da operação Rah-e-Fast, a libertação de Mingora começou", indicou o comando militar em um comunicado em seu site.
"Nas últimas 24 horas, as forças de segurança entraram em Mingora. Dezessete terroristas, incluindo um importante comandante, morreram", acrescentou o comunicado, redigido em inglês.
Os militares indicaram que haviam sido registrados intensos confrontos, que terminaram com a morte de um homem que pretendia efetuar um atentado suicida, e que outro "veículo suicida" com explosivos tinha sido destruído.
As tropas paquistanesas indicaram que prepararam a ofensiva durante vários dias.
"Mingora foi cercada pelas quatro direções e as provisões dos milicianos foram cortadas", disse Abas em uma entrevista coletiva à imprensa.
Na sexta-feira, indicou à imprensa que apenas 5% da população de Mingora permanecia na cidade.