Caiu para 13 o número de pessoas com suspeita de gripe suína no Brasil, segundo informou hoje o Ministério da Saúde. No boletim divulgado ontem, eram 14. Os casos suspeitos estão sendo acompanhados nos Estados de São Paulo (5), Rio de Janeiro (4), Paraná (2), Distrito Federal (1) e Rondônia (1). O ministério também monitora outros 13 pacientes em oito Estados. Já foram descartados 293 casos.
Na noite de ontem, o ministério informou que o número de casos confirmados da doença no País subiu de 8 para 9. O novo caso foi confirmado em São Paulo, em um paciente que chegou dos Estados Unidos na última terça-feira. Ele está em tratamento e passa bem. Os outros oito casos foram confirmados nos Estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1). Todos os pacientes foram tratados e já receberam alta. Para todos os casos, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes.
Pelos resultados de exames, o ministério considera que não há evidências de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus A (H1N1), tendo em vista ter sido detectado somente dois casos de transmissão autóctone (dentro do território nacional), ambos com vínculo epidemiológico com o caso índice procedente do México. Desse modo, até o momento, os Estados brasileiros com casos confirmados não devem ser considerados como áreas afetadas.