O governo federal vai destinar R$ 129,5 milhões a órgãos do Poder Executivo para ações preventivas contra a gripe suína no país. A Medida Provisória nº 463, publicada hoje (21) no Diário Oficial da União, determina que o valor será dividido entre a Presidência da República e os ministérios da Saúde, da Fazenda, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e da Defesa.
O maior repasse será para o Ministério da Saúde, que receberá R$ 102,4 milhões. O recurso será usado na compra de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, capote, gorro e avental; atividades em portos, aeroportos e fronteiras; peças publicitárias; kits para diagnóstico laboratorial; e insumos para a produção de medicamentos.
O ministério informou, em nota, que o país está preparado para combater a doença. Para isso, conta com um Gabinete Permanente de Emergência de Saúde Pública para acompanhar e determinar as ações de prevençãol. O gabinete é formado por representantes dos ministérios da Saúde, Agricultura, Defesa, Presidência da República e Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA).
De acordo com os dados divulgados pelo ministério, o Brasil tem oito casos confirmados de gripe suína nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além disso, há 17 casos suspeitos,16 estão em monitoramento e 289 foram descartados.