A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) divulgou nesta sexta-feira (15/5) que os casos de suspeita de gripe suína na capital federal caíram. Dos cinco suspeitos, três já foram descartados, após os resultados dos exames terem apresentado diagnóstico negativo. Apenas outros dois aguardam o resultado da análise laboratorial que detecta a presença do vírus A (H1N1). O caso que estava em monitoramento no DF também foi descartado após resultado do laboratório do Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, onde são realizadas as análises.
Os pacientes que ainda permanecem sobre suspeita são duas mulheres adultas. Uma delas teve o caso notificado no dia 02 de maio, e a outra no dia 12 do mesmo mês. A primeira já concluiu a quarentena. A segunda, no entanto, permanece em quarentena volutária. Nenhuma das duas está internada, sendo que ambas apresentam boa evolução clínica.
Refletindo os resultados do DF, o número de casos suspeitos de gripe suína no Brasil caiu de 38 para 35, de acordo com boletim divulgado hoje (15/5) pelo Ministério da Saúde. Os casos confirmados da doença no país permanecem em oito. Há ainda 25 pessoas sob monitoramento.
Ainda segundo o ministério, foram descartados nesta quinta-feira (14/5) mais 33 casos. Até o momento, 324 amostras foram processadas 316 delas tiveram resultado negativo (97,5%).
A Secretaria de Saúde do DF destaca que as pessoas suspeitas de terem contraído a doença devem se dirigir ao Hospital da Asa Norte (Hran), referência no tratamento da gripe aqui no DF. A SES pede para a população não se auto-medicar, pois isso pode esconder os sintomas.