HOUSTON - Dois dos sete astronautas do ônibus espacial americano Atlantis iniciaram nesta quinta-feira (14/5) a primeira saída ao espaço, na missão de reparo e modernização do telescópio Hubble, anunciou a Nasa.
A caminhada no espaço do astronauta John Grunsfeld, 50 anos, e do geólogo Drew Feustel, 43 anos, começou às 12h52 (horário de Houston) e deve durar de seis a sete horas. Esta é a primeira das cinco saídas orbitais programadas para a missão.
"Este é um grande dia para o Hubble", declarou John Grunsfeld, que realiza sua terceira missão no telescópio. "Muito genial", exclamou Drew Feustel, novato no espaço, saindo da nave atrás de seu colega.
Durante a caminhada, os dois devem substituir uma câmera, a Wide Field Planetary camera-2, por outra mais moderna de objetiva maior (Wide Field Camera 3). John Grunsfeld e Drew Feustel devem também substituir o computador do telescópio.
Os diretores da missão esperam que os reparos realizados no Hubble prolonguem sua existência de cinco anos para lançar um sucessor mais moderno, o telescópio espacial James Webb.