LAGOS - O Movimento de Emancipação do Delta do Níger (MEND), principal guerrilha do sul da Nigéria, anunciou nesta quinta-feira (14/5) que um "grupo afiliado" capturou 15 tripulantes estrangeiros de um barco, nesta área petrolífera do oeste da África.
"O MEND confirma que um grupo afiliado capturou o 'MV Spirit' ontem (quarta-feira) no estado do Delta e sequestrou 15 tripulantes estrangeiros", afirma o grupo em um comunicado, sem informar a nacionalidade dos reféns.
O movimento guerrilheiro, que reivindicou ataques na quarta-feira contra duas bases militares no delta do Níger, já havia advertido para um aumento da violência, depois de denunciar que o Exército atacou dois de seus campos.
O MEND, que reivindica regularmente há três anos ataques, sabotagens e sequestros, afirma atuar em nome da população do delta e a favor de uma distribuição melhor dos recursos obtidos com a exploração do petróleo.
A violência na região do delta do Níger provocou uma considerável queda na produção de petróleo no país, atualmente em 1,78 milhão de barris diários (b/d), contra 2,6 milhões de barris/dia em 2006.