Itamaraty busca acordo com Guiana para liberação de tráfego em ponte na fronteira
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Itamaraty busca acordo com Guiana para liberação de tráfego em ponte na fronteira

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O Itamaraty negocia com a Guiana a liberação do tráfego na ponte internacional sobre o Rio Tacutu, na fronteira entre os dois países, próxima ao município de Bonfim, em Roraima. O tráfego foi bloqueado pela Guiana no fim do mês passado, um dia após o governo de Roraima ter liberado a ponte para acesso de carros e caminhões, em acordo com órgãos federais brasileiros O país vizinho alegou não estar com estrutura alfandegária e policial pronta para controlar o fluxo muito maior de cargas e pessoas, especialmente em finais de semana e feriados. Os governos também tentam acertar uma data para que os respectivos presidentes inaugurem oficialmente a ponte. O governo brasileiro está fazendo todas as gestões no sentido de que esse problema seja superado no menor prazo possível. É uma questão meramente técnica, de dar condições para que a Guiana consiga receber o fluxo de cargas e passageiros, informou o diretor do Departamento América do Sul 2, do Ministério das Relações Exteriores, Clemente de Lima Baena Soares, Comerciantes dos dois países pressionam para que o acesso pela ponte seja normalizado, mas o Itamaraty evita fixar data para a solução do impasse. Até lá, uma balsa continua sendo o único meio de travessia na fronteira entre Brasil e Guiana. A ponte sobre o Rio Tacutu foi planejada em 1973, mas a obra só se concluiu em fevereiro deste ano. Pendências burocráticas impediram a inauguração oficial em março. O diplomata Baena Soares ressaltou a importância comercial estratégica da obra para o Brasil, ao facilitar a exportação de produtos brasileiros para o Caribe. O importante desta ponte é que a produção de Roraima e de Manaus poderá ser escoada para o Caribe. Ela facilita o comércio e representa também 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" alt="Logo Correio Braziliense" height="25" width="200" style="margin: 1px auto;">

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Itamaraty busca acordo com Guiana para liberação de tráfego em ponte na fronteira

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O Itamaraty negocia com a Guiana a liberação do tráfego na ponte internacional sobre o Rio Tacutu, na fronteira entre os dois países, próxima ao município de Bonfim, em Roraima. O tráfego foi bloqueado pela Guiana no fim do mês passado, um dia após o governo de Roraima ter liberado a ponte para acesso de carros e caminhões, em acordo com órgãos federais brasileiros O país vizinho alegou não estar com estrutura alfandegária e policial pronta para controlar o fluxo muito maior de cargas e pessoas, especialmente em finais de semana e feriados. Os governos também tentam acertar uma data para que os respectivos presidentes inaugurem oficialmente a ponte. O governo brasileiro está fazendo todas as gestões no sentido de que esse problema seja superado no menor prazo possível. É uma questão meramente técnica, de dar condições para que a Guiana consiga receber o fluxo de cargas e passageiros, informou o diretor do Departamento América do Sul 2, do Ministério das Relações Exteriores, Clemente de Lima Baena Soares, Comerciantes dos dois países pressionam para que o acesso pela ponte seja normalizado, mas o Itamaraty evita fixar data para a solução do impasse. Até lá, uma balsa continua sendo o único meio de travessia na fronteira entre Brasil e Guiana. A ponte sobre o Rio Tacutu foi planejada em 1973, mas a obra só se concluiu em fevereiro deste ano. Pendências burocráticas impediram a inauguração oficial em março. O diplomata Baena Soares ressaltou a importância comercial estratégica da obra para o Brasil, ao facilitar a exportação de produtos brasileiros para o Caribe. O importante desta ponte é que a produção de Roraima e de Manaus poderá ser escoada para o Caribe. Ela facilita o comércio e representa também mais um passo na integração física da América do Sul, afirmou. Uma alternativa para a liberação do tráfego na ponte, antes da inauguração oficial, seria o chamado controle integrado, por meio do qual autoridades da Guiana poderiam fazer o controle alfandegário nos postos da Receita e da Polícia Federal montados do lado brasileiro. Participam das negociações a Embaixada do Brasil em George Town, capital da Guina, e a Embaixada da Guiana em Brasília. Muitos turistas brasileiros atravessam a fronteira com a Guiana para comprar no país vizinho produtos falsificados de grifes internacionais, a preços baixos. Este tipo de comércio, entretanto, deverá ter fiscalização mais rigorosa a partir da liberação do tráfego pela ponte.