Mais um caso suspeito de influenza A(H1N1), conhecida popularmente como gripe suína, foi identificado no Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, trata-se de um homem, de 38 anos, que chegou dos Estados Unidos há aproximadamente 10 dias.
Ele está internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) ; referência para casos e suspeitas da doença na capital ; desde as 20h deste sábado (9/5). A secretaria de saúde não forneceu mais informações sobre o paciente.
O outro caso existente no DF é o de uma mulher que já era monitorada, e está em observação em casa. Há 11 dias, ela foi atendida em um hospital, mas nem chegou a ficar internada. A subsecretária de Atenção à Saúde do DF, Disney Antezana afirmou neste sábado (9/5) que a evolução do caso é boa, mas não deu detalhes sobre o estado de saúde da mulher. ;Recolhemos as amostras das narinas e da garganta e encaminhamos para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Estamos aguardando o resultado, que deve ser concluído nesta semana;, disse.
A subsecretária não forneceu mais informações sobre a identidade da paciente, nem sobre onde pode ter ocorrido a contaminação. ;Ela está seguindo as nossas orientações;, insistiu. Em casa, a paciente está em uma área isolada, em um quarto bem ventilado e usa máscaras.
Ainda neste sábado, as autoridades de saúde adotam medidas severas para evitar o contágio pela doença no DF. A Secretaria de Saúde obteve do Ministério Público um documento permitindo a internação de possíveis suspeitos de contágio pela gripe suína. ;Em caso de recusa, a Justiça deve ser acionada de imediato para, se assim for necessário, determinar a hospitalização compulsória do paciente;, explicou o promotor Diaulas Ribeiro, da Promotoria de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Próvida). A autorização já está em poder da direção do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).