O primeiro encontro do impetuoso James T. Kirk com o estóico Spock de Vulcano na nova e totalmente reformulada versão do clássico da ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas) parece conquistado não apenas os trekkers já tradicionais como os espectadores mais alheios ao universo criado por Gene Roddenberry nos anos 60.
A décima primeira trek-aventura nos cinemas, agora conduzida pelo diretor e produtor J.J. Abrams (dos sucessos da TV "Alias" e "Lost") dominou as bilheterias norte-americanas em sua estreia neste fim de semana, arrecadando 72,5 milhões, segundo cifras provisórias da firma especializada Exhibitor Relations.
"X-Men: Wolvering-Origens", com Hugh Jackman, caiu para segundo lugar, e registrou 27 milhões em sua segunda semana em cartaz.
"Minhas adoráveis ex-namoradas", comédia em que Matthew McConaughey enfrenta os fantamas de antigos casos, ficou em terceiro (10,45 milhões, seguido do thriller "Obsessed", com Beyoncé Knowles (6,6 milhões).
A comédia "17 outra vez", com astro teen Zac Efron e Matthew Perry, ficou em quinto, com 4,4 milhões de dólares.
"Next Day Air", uma comédia policial, em sexto, arrecadou 4 milhões.
Em sétimo, "O Solista", com Robert Downey Jr. e Jamie Foxx, embolsou 3,6 milhões, seguido da animação "Monstros x Alienígenas" (3,3 milhões), com 187 milhões em sete semanas em cartaz.
"Earth", um documentário da Nature (2,4 milhões), e "Hannah Montana, o filme" (2,4 milhões) fecham a lista em nono e décimo lugar, respectivamente.