Com mais de três horas de atraso, chegou ao Aeroporto Internacional Galeão Tom Jobim, por volta do meio-dia deste domingo (10), o voo 905da American Airlines, proveniente de Cancún, com escala em Miami, com os 21 moradores da Ilha do Governador amigos do primeiro carioca infectado pelo vírus da gripe suína.
O atraso foi motivado pela necessidade de que o voo fizesse uma escala em Manaus para que uma passageira fosse socorrida por ter sofrido um infarto. Identificada como Ana Cristina Mendes, a passageira é médica, já sofria de problemas cardíacos e teve que permanecer internada em uma clínica da capital amazonense.
Como já havia acontecido no sábado, todos os passageiros do voo tiveram que ser encaminhados para a sala de triagem do Galeão.
A medida faz parte da nova estratégia que vem sendo adotada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de fazer com que todos os passageiros provenientes de países onde há registro da doença respondam a um questionário no qual informam dados pessoais e deixam endereço para contato.