O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou nesta sexta-feira mais dois casos de influenza A (H1N1) no Brasil. Ao todo já são seis registros confirmados da doença no país. Em um dos casos noticiados hoje, o vírus foi transmitido dentro do próprio país, entre dois jovens do Rio de Janeiro. Um rapaz de 21 anos, cuja doença foi confirmada nesta quinta-feira, teria passado o virus para um amigo, de 29 anos, durante uma festa no último dia 3 de maio. Os dois estão internados no Hospital Clementino Fraga Filho, referência para o tratamento no Rio. O novo caso apresentou os primeiros sintomas no dia 5 de maio e está internado desde o dia 6, em isolamento. Ele apresenta febre e seu quadro é estável.
O outro caso é de uma criança, de 7 anos, em Santa Catarina.Ela esteve recentemente na Flórida (EUA). A vítima recebeu alta, depois de ficar internada desde segunda-feira (4) no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. A criança manifestou os primeiros sintomas no dia 2 de maio, ainda fora do país. Retornou ao Brasil no dia 3 desse mês, onde foi primeiramente levada a um hospital particular e, posteriormente, para o hospital de referência.
Segundo o ministro, o Brasil é o sétimo país na transmissão por contato. Ele alertou que a transmissão no país, no entanto, é limitada e que a situação está sob controle, uma vez que não houve transmissão para terceiros.