O norte-americano Arnold Monto, especialista em influenza e epidemiologista da Universidade de Michigan, explicou ao Correio o que representa a elevação do nível de alerta pandêmico de 4 para 5. Segundo ele, o vírus H1N1 - causador da gripe suína - está se espalhando de modo "muito eficiente".
O que significa a declaração de alerta pandêmico de nível 5?
Isso significa que há disseminação extensiva da nova variante do vírus da influenza em um das regiões da Organização Mundial de Saúde (OMS): as Américas. Há casos em outras regiões ; Europa, Ásia e Nova Zelândia. Ainda não tivemos a disseminação extensiva nessas áreas, mas é provável que ocorram. Tão logo isso ocorra, iremos à fase 6, a mais alta no nível de alerta pandêmico.
No caso de uma pandemia, o que pode ocorrer em termos de mortes e de disseminação do vírus?
O vírus parece estar se espalhando de modo muito eficiente. Mesmo entre a influenza (gripe) regular, as mortes ocorrem. O México já teve um número de mortes, mas pode ser simplesmente um resultado de tantos casos. Não há indicação de que o H1N1 esteja atuando como o vírus de 1918, que matou cerca de 2% das pessoas que ficaram doentes.
Que tipo de medidas todos os países devem tomar para responder ao nível 5?
Todos os países têm planos pandêmicos. O Brasil precisou ativar um programa de controle para a influenza, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nós não temos uma vacina específica para o vírus agoram e não teremos uma por meses. De qualquer modo, os antivirais zanamavir (Relenza) e oseltamivir (Tamiflu) são eficientes na prevenção e no tratamento.
Qual deve ser o comportamento do vírus?
Como eu disse antes, eu acho que esse vírus está se espalhando eficientemente e estará em todos os países do planeta logo. A única questão é quanto tempo a disseminação vai durar.