CUMANÁ - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que a Venezuela "junto com outros países" vetará a declaração final que sairá da Cúpula das Américas a ser realizada neste fim de semana em Trinidad e Tobago.
"A Venezuela vai vetar agora mesmo esta declaração. Nós e outros países dissemos que não estamos de acordo com esta declaração", disse Chávez, referindo-se à realização da Cúpula das Américas em Port of Spain.
"Não temos grandes expectativas com relação à Cúpula das Américas. Existe uma declaração que é difícil de assimilar. Está totalmente descolada no tempo e no espaço, como se o tempo não tivesse passado", disse o presidente venezuelano, ao receber nesta quinta-feira (16/04) em Cumaná (275 km a leste de Caracas) o presidente de Cuba, Raul Castro, para uma reunião da Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA).
Para Chávez, a declaração de Port of Spain será "muito parecida com a do Canadá, à qual nos opomos. Fomos o único país a se opor em Quebec em 2001" ao documento final do encontro continental.