Um passageiro assumiu o controle de um avião bimotor depois da morte do piloto e conseguiu fazê-lo aterrissar sem problemas em um aeroporto da Flórida, com cinco pessoas a bordo, indicou nesta segunda-feira (13/4) a Administração Federal de Aviação (FAA).
O avião havia decolado no domingo à tarde de Marco Island, próximo a Naples na Flórida (sudeste), e se dirigia para Jackson (Mississippi, sul).
"Pouco depois da decolagem o piloto ficou incapacitado. Um passageiro conseguiu assumir o controle da aeronave, conseguiu se comunicar com os controladores aéreos e aterrissou o avião de forma segura em Fort Myers", explicou a porta-voz da FAA na Flórida, Kathleen Bergen.
As causas da morte do piloto ainda não foram divulgadas, à espera da autópsia. O passageiro que assumiu o comando do avião tinha experiência em pilotar monomotores.
Para ajudá-lo a aterrissar, o passageiro pediu que entrassem em contato com um amigo instrutor em Connecticut (nordeste), que o guiou por rádio durante o voo de 40 minutos.