RAIPUR - Dez policiais indianos foram mortos nesta sexta-feira (10/04) em um ataque cometido por um grupo de rebeldes maoístas no centro da Índia, anunciou a polícia local.
O ataque foi perpetrado no estado de Chattisgarh, mais especificamente no distrito de Dantewada, onde os combates entre policiais e rebeldes continuaram durante todo o dia, segundo um porta-voz da polícia do estado. "Três terroristas morreram durante o confronto", destacou o porta-voz.
Os rebeldes maoístas atuam desde 1967 em vários estados do centro, do leste e do sul da Índia. No total, 165 dos 600 distritos do país estariam sob a influência destes combatentes armados.
Em 2006, o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, advertiu que estes combatentes constituem a maior ameaça à segurança nacional. Os rebeldes afirmam estar em guerra contra os grandes latifundiários em 15 dos 29 estados da Índia.
A base da guerrilha se encontra no estado isolado e coberto de selva de Chhattisgarh, na fronteira do estado de Maharashtra, que tem Mumbai como capital. Em 2007, os ataques atribuídos a rebeldes maoístas deixaram mais de 800 mortos na Índia.