O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai pedir 83,4 bilhões de dólares suplementares ao Congresso para financiar as guerras no Iraque no Afeganistão em 2009, informaram nesta quinta-feira (9) funcionários da Casa Branca.
A demanda, que não entra no orçamento, "será sem dúvida encaminhada ao Congresso ainda hoje (9/4)", destacou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, à imprensa.
"Um suplemento foi pedido para financiar a nova estratégia no Afeganistão e o processo de retirada de todas as tropas do Iraque", explicou Gibbs.
O pedido deve incluir uma assistência financeira para o Paquistão como parte da nova estratégia para o Afeganistão, assim como uma ajuda aos palestinos, frisou outro responsável americano.
Obama tinha rejeitado a possibilidade de recorrer a fundos suplementares para financiar as duas guerras, incluindo-nas no orçamento para o exercício 2010, que começa em 1º de outubro. Porém, o Exército dos Estados Unidos precisa do dinheiro agora.
"Não podemos esperar que o processo de doação seja finalizado, em setembro ou agosto, para financiar as operações no Iraque e no Afeganistão em junho", explicou o porta-voz da Casa Branca.
"O processo orçamentário honesto que prega o presidente mencionou foi afetado pelo fato de que foi desta forma que as guerras foram financiadas anteriormente", alegou Gibbs.
No entanto, "este será o último suplemento para o Iraque e o Afeganistão", prometeu.