Um tribunal do Malauí rejeitou nesta sexta-feira (3/04) o pedido de adoção de uma órfã de três anos feito no início da semana pela cantora americana Madonna, que já adotou outro menino naquele país da África austral. "Eu tenho que negar a demanda de Madonna", anunciou o juiz Esmie Chondo em uma audiência a portas fechadas.
O advogado de Madonna, Alan Chinula, e Symon Chisale, do ministério da Promoção das Mulheres e Crianças, estavam presentes na audiência.
A estrela de 50 anos, recentemente divorciada do cineasta britânico Guy Ritchie, viajou para o país africano no domingo, acompanhado pela filha mais velha, Lourdes, de 12 anos, e por David Banda, três anos, que ela adotou em 2006 depois de uma visita a um orfanato do Malauí. Ela também teve um filho com Ritchie, Rocco.
Na segunda-feira (30/03), ela requisitou a adoção de Chifundo "Mercy" James, o que provocou uma grande polêmica a respeito da adoção de crianças do país por estrangeiros. A menina, nascida em 22 de janeiro de 2006, foi levada para o orfanato depois da morte da mãe.
Durante a primeira visita ao Malauí, Madonna também viu David Banda, que na época tinha poucas semanas de vida. A adoção do menino já havia provocado uma forte polêmica no Malauí.