BAGDÁ - A organização xiita que, desde 2007, mantém sequestrados cinco britânicos no Iraque se disse disposta a libertar um deles em troca de dez de seus membros detidos pelas forças americanas.
"Libertaremos um refém quando os britânicos cumprirem sua promessa de convencer os americanos a soltar dez líderes do Assaeb al Haz (Ligas do Direito)", declarou Abu Ali, desse grupo iraquiano xiita.
Um porta-voz da embaixada britânica em Bagdá não quis fazer comentários, afirmando apenas que tudo está sendo feito para libertar os reféns.
No sábado passado, a chancelaria britânica indicou ter recebido de sua embaixada no Iraque um vídeo com imagens de um dos reféns, o consultor Peter Moore, que assegurava estar sendo bem tratado e pedia ao governo britânico que se mobilizasse por sua libertação.
Moore e seus quatro guarda-costas, que trabalhavam para uma firma canadense de segurança, foram sequestrados em 29 de maio de 2007 no prédio do ministério iraquiano das Finanças por 40 indivíduos que vestiam uniformes policiais.