CIDADE DO MÉXICO - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, finaliza nesta quinta-feira (26/03), na cidade de Monterrey, uma visita oficial ao México centrada na segurança da difícil fronteira comum, onde os cartéis da droga travam uma guerra pelo trânsito para os Estados Unidos.
Hillary Clinton visita ainda nesta quinta-feira uma central policial localizada num dos bairros mais perigosos da Cidade do México e depois irá para Monterrey, no estado de Nuevo León, fronteira com os Estados Unidos.
Militares e policiais federais reforçaram a segurança em Monterrey depois da recente captura de um narcotraficante acusado de atentar contra o consulado americano nessa localidade que, como outras cidades da fronteira, é cenário da guerra entre traficantes mexicanos pelos principais pontos do país.
O governo americano decidiu contribuir com US$ 80 milhões para que o México compre helicópteros de assalto "Blackhawk", com o objetivo de combater "agressivamente" os cartéis do narcotráfico, explicou Hillary, em uma entrevista coletiva no país. A secretária de Estado também se reuniu com o presidente mexicano, Felipe Calderón, pouco depois de sua chegada. Essa é sua primeira visita a um país da América Latina.