BARCELONA - Uma punição exemplar de cinco anos e meio de prisão e multas: este foi o veredicto recebido pela proprietária de um bar musical de Barcelona, uma decisão sem precedentes na Espanha, pelas lesões provocadas nos vizinhos.
Os juízes vincularam o ruído das cinco caixas de som do local à "tortura", o que explica a severidade da sentença.
A Audiência de Barcelona estabeleceu um "severo precedente", afirma o jornal El Periódico de Catalunya, ao castigar com cinco anos e meio de prisão a proprietária do bar, o pub Donegal, no bairro de Raval.
Os juízes condenaram a acusada pelo um crime de lesões - sofridas pelos vizinhos - e pela primeira vez relacionaram o excesso de poluição sonora ao conceito de tortura.
A Audiência considerou que ficou provado que três vizinhos do local sofreram lesões pela exposição prolongada ao barulho do pub, que "superava em muito os limites da norma vigente".
O bar Donegal ficou aberto entre abril de 2005 e maio de 2006. Segundo a sentença, a mulher instalou no bar, sem permissão administrativa, um equipamento de som que provocava um barulho intenso das nove da manhã às três da madrugada.