O lançamento do ônibus espacial Discovery foi adiado por tempo indefinido depois que engenheiros da Nasa descobriram um vazamento de hidrogênio no tanque externo da nave, poucas horas antes de seu lançamento, previsto para esta quarta-feira, informou a agência espacial americana.
"O adiamento foi decidido às 14H37 (18H37 GMT) e vale por pelo menos 24 horas", informou Allard Beutel, porta-voz do Centro Espacial Kennedy.
O escapamento do hidrogênio, altamente inflamável, foi descoberto quando se enchia o tanque externo da Discovery, precisou John Yembrick, outro porta-voz da Nasa.
O lançamento seria o primeiro de um ônibus espacial em 2009, para missão de 14 dias com o objetivo de transportar e instalar o quarto e último par de painéis solares da ISS, a Estação Espacial Internacional.
Este quarto par de antenas fornecerá a energia elétrica necessária para os experimentos científicos nos laboratórios europeu e japonês instalados em 2008, além de responder, também, às necessidades de uma tripulação permanente que passará de três pessoas a seis a partir de maio.
A energia disponível da ISS passará, então, a 120 kilowatts, contra os 90 atuais.