A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou nesta quinta-feira, em Bruxelas, que convidará o Irã para participar de uma conferência ministerial sobre o Afeganistão proposta pelos Estados Unidos, sob o patrocínio das Nações Unidas, no final de março.
"Se esta reunião acontecer, achamos que o Irã deva ser convidado por sua situação de país vizinho do Afeganistão" declarou Hillary Clinton à imprensa após uma reunião com seus colegas da Otan.
Hillary Clinton propôs, em Bruxelas, o dia 31 de março para a conferência.
"No Afeganistão e no Paquistão, temos uma ameaça comum, um desafio comum e uma responsabilidade comum", declarou Hillary Clinton, em seu primeiro discurso ante os colegas da Otan, reunidos na capital belga.
"Devemos somar recursos para responder a partir de agora à situação atual no território, que é grave", acrescentou Hillary Clinton, lembrando que o presidente americano, Barack Obama se comprometeu a enviar 17.000 soldados a mais ao Afeganistão. E pediu aos países aliados que acompanhem este esforço.
"Também devemos aumentar nossa ajuda ao desenvolvimento, contribuir na formação e no reforço do exército e da polícia afegã para que assumam a responsabilidade da segurança dos afegãos", continuou.
"Com tudo isso em mente, os Estados Unidos propõem uma conferência ministerial sobre o Afeganistão e os desafios regionais em 31 de março", concluiu Hillary Clinton.