HARARE - Os partidários de Robert Mugabe arrecadaram mais de 250 mil dólares para comemorar o 85º aniversário do presidente zimbabuano, anunciou a imprensa estatal nesta sexta-feira (27/02), num momento em que o país tem dificuldades para convencer os doadores internacionais a financiar sua reconstrução.
"Tudo está pronto para as festividades previstas amanhã (sábado) em Chinhoyi. O comitê de arrecadação de fundos ultrapassou sua meta de 250.000 dólares americanos", escreveu o jornal The Herald.
Mais de 140.000 dólares foram conseguidos durante um jantar dançante organizado na capital, durante o qual "as forças armadas roubaram a cena com danças que forçaram a admiração", segundo o jornal.
O presidente Mugabe, que dirige o Zimbábuie com mão-de-ferro desde a independência do país em 1980, fez 81 anos em 21 de fevereiro e deve comemorar seu aniversário neste fim de semana em sua aldeia natal, 150 km a noroeste de Harare.
O novo primeiro-ministro, Morgan Tsvangirai, que formou um governo de união com seu arquirrival em meados de fevereiro, deve comparecer ao evento.
O luxo das festividades contrasta com a miséria na qual vive a grande maioria dos zimbabuanos. Quase 95% da população está desempregada e dezenas de milhares pegaram cólera, em uma epidemia que já matou mais de 3.800 desde agosto.
Para tentar reerguer o país, o novo governo lançou um apelo à ajuda internacional.