PARIS - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, vai receber na tarde desta sexta-feira no Eliseu (sede da presidência) o chanceler brasileiro, Celso Amorim, para falar das relações bilaterais e preparar a reunião do G20, que acontece no dia 2 de abril em Londres, anunciou nesta quinta-feira a presidência francesa.
Amorim deveria jantar na noite desta quinta-feira em Paris com seu colega francês, Bernard Kouchner, mas o encontro foi adiado porque o chanceler brasileiro teve de permanecer em Washington devido a problemas técnicos, informou o ministério francês das Relações Exteriores.
Amorim e Kouchner se reunirão na próxima semana no balneário egípcio de Sharm el-Sheikh, por ocasião da conferência internacional de doadores para a reconstrução de Gaza, destacou a mesma fonte.
Em dezembro, por ocasião da viagem de Sarkozy ao Brasil, os dirigentes brasileiros e franceses concluíram um pacto estratégico que incluiu a assinatura de importantes contratos de defesa.
O governo brasileiro formalizou a compra de 50 helicópteros franceses de tipo EC-725 e de quatro submarinos de ataques Scorpene. A França se comprometeu a cooperar com o Brasil na construção de um submarino de propulsão nuclear.