TÓQUIO - Uma tartaruga marinha, mordida provavelmente por um tubarão, vai receber prótese de nadadeiras - uma especialidade ortopédica desenvolvida por cientistas japoneses, informou uma associação local de proteção à espécie.
"Devemos estar atentos para que essas próteses sejam sólidas o suficiente para permitir à tartaruga se locomover na praia e pôr seus ovos normalmente", explicou Erika Akai, membro da ONG nipônica.
Batizada "Yu" e dotada de uma carapaça de 74 cm de comprimento, a tartaruga ferida foi capturada no verão passado ao longo do litoral sudoeste do Japão após ter sido atacada. Foi, em seguida, colocada num aquário especial.
"Como não pudemos libertá-la, porque não tem mais que 60% de sua capacidade de nadar, decidimos implantar nela nadadeiras artificiais", precisou Akai. A cirurgia está programada para o mês de maio.
Os japoneses são grandes especialistas na fabricação de nadadeiras artificiais, em particular para os golfinhos que se ferem frequentemente nas redes de pesca.