Obama já é oficialmente o novo presidente dos Estados Unidos. Ele prestou juramento às 12h06 locais (15h06 de Brasília). Para tanto, o novo presidente norte-americano utilizou a mesma Bíblia usada por Abraham Lincoln há mais de 100 anos. A Bíblia foi trazida especialmente da Biblioteca do Congresso. Na ocasião, Obama disse: "Juro solenemente que vou exercer em boa fé o cargo de presidente dos Estados Unidos e vou, ao máximo de minha capacidade, preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos. Que Deus me ajude".
Minutos antes, Joe Biden havia prestado seu próprio juramento à Constituição para assumir o posto de vice-presidente. O texto do juramento presidencial é determinado no artigo II, seção II da Constituição.
Após o juramento, a população presente na capital americana comemorou e aplaudiu Obama. Em seguida, foram dados os tradicionais tiros de canhão. Com a posse oficial, Obama discursou pela primeira vez como presidente do país. A cerimônia, acompanhada por uma multidão estimada em mais de 1 milhão de pessoas, está sendo transmitida ao vivo por várias emissoras de televisão.
Homenagens
Ao fim do discurso de Obama, a poetisa Elizabeth Alexander leu um poema na tribuna em homenagem ao primeiro presidente norte-americano negro. O poema foi especialmente criado para a posse. Após o poema, foi a vez do reverendo Dr. Joseph E. Lowery proclamar um rápido discurso, seguido por uma oração.
Posteriormente, o Hino Nacional dos Estados Unidos foi apresentado pela banda ;Sea Chanters;, da Marinha americana.
Reconhecimento
Logo depois de sua posse, Obama recebeu as felicitações dos dirigentes do mundo inteiro. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, lhe desejou "o maior sucesso" e se disse "disposto a trabalhar em cooperação" com os Estados Unidos para "encarar juntos os imensos desafios" do mundo. Já o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, saudou "um novo capítulo na história americana e mundial".
Pausa
Por volta das 13h locais, 16h (de Brasília), o presidente Obama e a primeira-dama, Michelle, irão almoçar com os congressistas. Eles retomam a cerimônia aberta por volta das 17h30 (de Brasília), quando o novo predidente norte-americano participa da parada que seguirá do Capitólio até a Casa Branca.
Confira trechos do discurso do presidente Barack Obama, empossado nesta terça-feira como o 44º. presidente dos Estados Unidos:
"Os americanos escolheram a esperança ao medo".
"Nossa nação está em guera contra uma rede de violência e ódio".
"Nossos desafios são reais, mas nós os superaremos".
"Nossa economia se enfraqueceu por causa da avareza e da irresponsabilidade".
"Começaremos uma retirada responsável do Iraque".
"Proporemos aos muçulmanos um novo enfoque".
"Derrotaremos os extremistas".
"Os EUA lutarão contra o fantasma do aquecimento climático".
Veja a cerimônia da posse - vídeo em inglês
[VIDEO1]