HARARE - As negociações para um governo de união foram retomadas nesta segunda-feira (19/01) no Zimbábue depois de vários meses de estancamento, na presença de vários chefes de Estado da África Austral.
Vários líderes da oposição zimbabuense, entre eles Morgan Tsvangirai, chegaram para conversas com o presidente Robert Mugabe e os mediadores dos países do sul da África.
"Chegou a hora de encontrar um terreno de entendimento entre zimbabuanos. É a hora da flexibilidade, o compromisso e o pragmatismo", declarou Arthur Mutambara, líder de uma facção dissidente do Movimento para a Mudança Democrática (MDC).
"Como opositores, compartilhamos e aprovamos os pedidos do MDC. Apoiamos estes pedidos. Esperamos e confiamos que Robert Mugabe e seu partido sejam capazes de responder positivamente a nossas exigências", disse Mutambara.
As negociações tentam materializar o acordo de repartição do poder assinado em 15 de setembro para tirar o país da paralisia na qual entrou após a derrota dos governistas nas eleições gerais de março de 2008.
O MDC pede também a liberação de opositores capturados em dezembro, sob suspeitas de conspiração contra Mugabe, de 84 anos, no poder desde à independência desta antiga colônia britânica em 1980.