Barack Obama chegou no final da tarde deste sábado (17/01), à estação de trem de Washington, onde tomará posse na próxima terça-feira (20/01), como o 44º presidente dos Estados Unidos.
Percurso histórico
Antes de desembarcar na capital americana, Obama voltou no tempo para dar início aos tradicionais quatro dias de festejos para sua posse fazendo uma lenta viagem de trem.
Ele saiu da Filadélfia - o berço da independência americana há mais de 200 anos - e foi até a Union Station, a quase um quilômetro do local onde prestou juramento como o primeiro presidente afro-americano do país na próxima terça-feira.
O percurso sobre trilhos é, em parte, uma homenagem ao herói de Obama, Abraham Lincoln, que antes de ser presidente também foi legislador do Illinois e realizou a mesma viagem a caminho de sua posse, em 1861. Mas enquanto Lincoln e outros presidentes que o sucederam passavam dias inteiros atravessando as gélidas pradarias, Obama, um filho da era do jato, usará a ferrovia apenas um dia.
Ele subiu a bordo do trem levando com ele um seleto grupo de partidários, seus seguranças do serviço secreto e alguns jornalistas na estação da 30th Street e percorreu 225 km na direção sudoeste.
Paradas para vice e comício
A primeira parada foi Wilmington, Delaware, onde Obama pegou o vice-presidente eleito, Joseph Biden, que pertence a este pequeno estado e ao qual serviu como senador desde sua renúncia na quinta-feira passada.
Com o número dois a seu lado, Obama, embarcado num luxuoso vagão de Pullman com detalhes em madeira cerejeira que datam de 1930, seguiu para Baltimore, Maryland.
Lá, fez um evento ao ar livre, que recordou os comícios que conduziu durante usa campanha eleitoral e que reuniu uma vasta multidão na praça War Memorial, numa cidade com grande população negra. De Maryland, Obama seguiu para Washington.