As eleições legislativas no Líbano, consideradas cruciais para o futuro do país, serão realizadas no dia 7 de junho, anunciou nesta segunda-feira o ministério do Interior. "O ministério do Interior e das Municipalidades anuncia a promulgação de um decreto convocando o corpo eleitoral a escolher os membros da Câmara dos Deputados", indicou o ministério em um comunicado.
"A data das eleições foi fixada para todas as circunscrições eleitorais no domingo, 7 de junho", segundo a mesma nota. É a primeira vez que eleições deste tipo são organizadas em um só dia no Líbano, No passado, o pleito acontecia ao longo de dois ou mais dias.
A comunidade internacional já se manifestou, afirmando que enviará missões de observadores para acompanhar as legislativas libanesas, que poderão levar a uma vitória do bloco liderado pelo grupo radical xiita Hezbollah, considerado terrorista pelos Estados Unidos.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, que visitará o Líbano na terça-feira, disse esperar que as eleições sejam "transparentes e democráticas", em entrevista publicada nesta segunda-feira por três jornais libaneses.