RAMALLAH - Milhares de palestinos foram nesta sexta-feira (02/01) às ruas de Ramallah, onde fica a Autoridade Palestina na Cisjordânia, contra a ofensiva israelense na Faixa de Gaza. A manifestação, protegida por um forte esquema de segurança, começou no centro de Ramallah depois das orações do dia.
Agitando bandeiras palestinas e do Fatah - o movimento do presidente Mahmud Abbas - e algumas do Hamas, os manifestantes gritavam "sacrificamos nossa alma e nosso sangue por Gaza", o que era seguido de palavras de ordem de apoio ao Hamas; não faltavam os que pediam a Ismail Haniyeh, dirigente do Hamas, para "atingir o coração de Tel Aviv".
A polícia palestina na Cisjordânia proíbe, em geral, as manifestações de apoio ao Hamas, que tirou de Gaza a Autoridade Palestina, em junho de 2007.
Em Jerusalém, onde a polícia israelense trabalha com importantes reforços e acesso limitado à esplanada das Mesquitas, cerca de 3.000 fiéis rezavam sem incidentes. No entanto, palestinos atiraram pedras e enfrentaram a polícia israelense em vários bairros.