O governador de Illinois, o democrata Rod Blagojevich, nomeou hoje um ex-procurador-geral do Estado, Roland Burris, para a cadeira no Senado que foi ocupada pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama. "Como governador, era meu dever fazer essa indicação", disse Blagojevich, acusado de tentar vender a vaga no Senado. Funcionários do Estado de Illinois e senadores disseram que não aprovam a escolha de Blagojevich, que precisará ser ratificada pelas lideranças do Senado dos EUA.
Blagojevich, que enfrenta acusações de corrupção, elogiou a integridade de Burris. O ex-procurador ficou ao lado do governador durante a coletiva e afirmou que está pronto para trabalhar em Washington. Ele disse que não tem nenhuma conexão com as acusações feitas contra Blagojevich, detido em 9 de dezembro pelo Federal Bureau of Investigation (FBI, a polícia federal norte-americana) por supostamente tentar vender a cadeira que foi ocupada por Obama no Senado.
Burris é democrata um afro-americano de 71 anos com longa experiência em cargos públicos em Illinois. Ele é advogado e lobista registrado, além de comandar a empresa de consultoria Burris & Lebed Consulting LLC, com escritório em Chicago. Ele foi procurador-geral do Estado de Illinois entre 1991 e 1995. Em novembro, Burris disse que aceitaria a vaga no Senado se fosse indicado pelo governador. Com informações da Dow Jones.