O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ligou na manhã desta terça-feira para o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, e seu primeiro-ministro, Salam Fayad, para conversar "sobre as condições de um cessar-fogo duradouro" na Faixa de Gaza, anunciou a Casa Branca.
Bush "ligou para o presidente Abbas e seu primeiro-ministro", e eles "debateram sobre os esforços para um cessar-fogo duradouro em Gaza", declarou Gordon Johndroe, porta-voz da Casa Branca, desde Crawford (Texas, sul dos EUA), perto do rancho onde o presidente americano vai passar o réveillon.
"Eles concordaram com o fato de que um cessar-fogo, qualquer que seja, deverá ser eficiente e deverá ser respeitado, sobretudo pelo Hamas", acrescentou.
"O presidente Bush expressou novamente sua preocupação com os cidadãos de Gaza, assim como o desejo dos Estados Unidos de prestar uma ajuda humanitária no terreno", prosseguiu o porta-voz, destacando que Fayad o agradeceu a promessa americana de liberar 85 milhões de dólares para a Agência da ONU de ajuda para os refugiados palestinos (UNRWA) em 2009.