Israel permitiu nesta sexta-feira (26/12) a passagem de três comboios com ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, ao mesmo tempo que prosseguiam os disparos de foguetes a partir do território palestino contra o sul do Estado hebreu.
"As passagens foram abertas nesta sexta-feira e permanecerão abertas até o fim da manhã", declarou à AFP o porta-voz da administração militar israelense, Peter Lerner.
Os comboios transportavam produtos de primeira necessidade e combustível. Os caminhões cruzaram as passagens de fronteira de Karni, Nahal Oz e Kerem Shalon, pelas quais transitam as ajudas procedentes do Egito. Os comboios estão compostos por mais de 80 caminhões, cinco deles egípcios.
Ao mesmo tempo, nas primeiras horas desta sexta-feira dois foguetes e cinco obuses de morteiro palestinos caíram no sul de Israel, sem provocar vítimas, de acordo com o Exército hebreu.
Israel impõe um bloqueio à Faixa de Gaza, onde vivem 1,5 milhão de habitantes, desde que o Hamas assumiu o controle do território, em junho de 2007, e expulsou as forças do partido moderado Fatah, do presidente palestino Mahmud Abbas.
O Estado hebreu afirma fazer todo o necessário para evitar uma crise humanitária no território, mas reforça o bloqueio cada vez que os grupos palestinos retomam os disparos de foguetes.