WASHINGTON - O presidente eleito Barack Obama escolheu o Prêmio Nobel de Física 1997, Steven Chu, forte promotor da pesquisa de fontes energética renováveis, para ser seu secretário de Energia, informa a imprensa nesta quinta-feira (11/12).
Obama também decidiu nomear três experientes legisladores em postos-chave em relação ao meio ambiente, informam os jornais The Washington Post e Los Angeles Times. O novo presidente quer imprimir uma grande mudança na política americana em termos climáticos e energéticos, segundo os analistas.
Filho de imigrantes chineses, Chu, que já foi da Universidade de Stanford, dirige desde 2004 o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, onde trabalha a questão da mudança climática. Obama pensa em anunciar sua decisão esta semana, segundo os jornais.
O site do Laboratório Nacional descreve Chu como "um promotor da busca de soluções científicas para a mudança climática", que busca transformar o centro em "líder mundial na pesquisa sobre fontes de energia alternativas e renováveis".