BRUXELAS - A União Européia (UE) quer criar um banco de combustível nuclear antes da próxima conferência de revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), em 2010, indicou nesta terça-feira (09/12) o chefe da diplomacia do bloco, Javier Solana.
"Queremos que este banco seja criado o mais breve possível", disse Solana em uma conferência sobre o desarmamento nuclear. A intenção seria armazenar combustíveis destinados ao uso civil, colocando-os à disposição de todos os países.
A concretização deste projeto, discutido há anos, "influenciaria de forma positiva o clima geral da conferência de revisão do TNP", estimou o Alto Representante da UE para a Política Exterior.
O TNP foi assinado em 1968 e entrou em vigor em 1970, mas ficou fragilizado nos últimos anos devido às tensões criadas pela insistência de países como Irã e Coréia do Norte em manter programas nucleares com fins bélicos.
Para tentar evitar mais conflitos deste tipo, a UE quer criar um banco de combustível sob o controle da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).