HONG KONG - O ex-presidente americano Bill Clinton vem mantendo silêncio sobre a nomeação, na segunda-feira, de sua esposa Hillary para a secretaria de Estado do futuro governo do presidente eleito Barack Obama.
Em uma conferência organizada em Hong Kong por sua fundação Clinton Global Iniciative, Clinton se limitou a falar sobre mudança climática e sobre a crise financeira mundial.
Apenas acenou com a cabeça quando outra das participantes do evento, a presidente filipina Gloria Arroyo, felicitou o casal pela recente nomeação, o mesmo feito pelo chanceler chinês, Yang Jiechi.
Arroyo, que foi companheira de Bill Clinton na Universidade de Georgetown, acrescentou que sempre teve orgulho dela (de Hillary) e espera que possam trabalhar juntas para que suas estreitas relações se fortaleçam ainda mais.
Como parte do acordo com Obama para a nomeação de Hillary, o ex-presidente americano aceitou publicar os nomes dos mais de 200 mil doadores de sua fundação de caridade para afastar suspeitas de conflitos de interesse.
Ele também aceitou não organizar mais eventos de sua fundação fora dos Estados Unidos, pelos questionamentos que vêm aparecendo sobre como iria continuar pedindo contribuições e cobrando para fazer discursos em organizações estrangeiras se Hillary vai estar à frente da política externa americana.