PARIS - Os proprietários americanos do Liverpool FC querem registrar propriedade sobre o "Liver Bird", o lendário pássaro que é emblema da cidade desde o século XIV, anunciou nesta quarta-feira (19/11) o clube da Premier League.
"O Liverpool Football Club quer fazer do Liver Bird sua marca registrada para combater a falsificação de seus produtos", disse o clube em um comunicado, informando já ter feito um pedido à administração britânica responsável pela propriedade intelectual.
A intenção dos proprietários do Liverpool não agradou à Câmara Municipal da cidade portuária, que vai consultar um conselho de advogados para analisar o caso.
"O Liver Bird pertence à cidade e ninguém tem o direito de se apropriar dele com exclusividade", reagiu a adjunta do prefeito, Flo Lucas, lembrando que o emblema é usado nos documentos administrativos da cidade, assim como por suas instituições, em particular as escolas.
O "Liver Bird" é um pássaro lendário, parecido com o cormorão, que teria sido visto séculos atrás voando sobre o rio Mersey, em cuja foz Liverpool foi fundada.