MADRI - A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, responsável pela espionagem das comunicações, forneceu a Espanha as primeiras pistas para localizar "Txeroki", o comandante militar do ETA, detido segunda-feira na França, informa o jornal espanhol El Mundo.
A publicação afirma que a espionagem americana descobriu há pouco mais de um mês os endereços eletrônicos utilizados por Miguel de Garikoitz Aspiazu Rubina, conhecido como "Txeroki", detido no sudoeste da França.
A NSA (National Security Agency) transmitiu a informação ao Centro Nacional de Inteligência (CNI, serviço de inteligência espanhol), que investigou a informação antes de transmitir a mesma à guarda civil.
"Todos sabem que o ETA utiliza os cibercafés", declarou na segunda-feira o ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba.
As autoridades espanholas consideram "Txeroki", de 35 anos, o comandante militar da organização separatista armada basca ETA desde 2003. A detenção dele era uma prioridade para Madri.