Los Angeles - Os incêndios que afetam a Califórnia pelo quinto dia consecutivo já destruíram 800 casas e forçaram a fuga de 50.000 pessoas, enquanto os investigadores começam a avaliar as conseqüências do fogo.
Um total de 800 residências - desde mansões milionárias a modestas casas pré-fabricadas - viraram cinzas em uma série de incêndios que, propagados pelos ventos, teve início na quinta-feira.
As autoridades emitiram 50.000 ordens de evacuação e mais de 16.000 hectares foram destruídos pelas chamas, em três incêndios distintos na região de Los Angeles desde a noite de quinta-feira. O mais grave arrasou 11.700 hectares nas zonas das cidades de Yorba Linda, Diamond Bar e Corona, 60 km a leste de Los Angeles.
Este foco foi combatido por cerca de 3.700 bombeiros e estava 19% controlado hoje, em uma zona onde 104 residências foram incendiadas e 40.000 pessoas, evacuadas.
Em Sylmar, as autoridades descreveram o incêndio na região como o mais potente em quase meio século, mas até o momento apenas 11 pessoas ficaram feridas em toda a zona.
Os bombeiros que combatem as chamas em Sylmar, 40 km a noroeste de Los Angeles, tiveram uma ajuda hoje com a ausência dos fortes ventos, e já controlam 40% do foco.
Equipes de busca e resgate revistaram no domingo uma área de trailers deste subúrbio de Los Angeles, onde pelo menos 500 unidades de casas móveis viraram cinzas. A polícia não encontrou vítimas no local.
"No momento, não temos pessoas desaparecidas nem nenhuma evidência que indique que houve perda de vidas", anunciou o chefe adjunto de polícia de Los Angeles, Michael Moore.
O incêndio em Sylmar teve início quando os bombeiros ainda lutavam para controlar as chamas na exclusiva localidade de Montecito, refúgio de celebridades 160 km ao norte de Los Angeles.
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, que declarou estado de emergência nas áreas afetadas, disse em uma entrevista coletiva que as autoridades enfrentan uma "tempestade perfeita" no momento.
"Temos a tempestade perfeita, o que significa que temos ventos fortes, altas temperaturas e muita, muita seca", disse Schwarzenegger. Milhares de bombeiros e voluntários, com o auxílio de helicópteros e veículos, lutam contra o fogo em todo o estado.