Londres - O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, admitiu publicamente nesta segunda-feira que o principal problema para a economia do próximo ano será a deflação, ou redução geral de preços; desinflação.
Brown falou sobre o assunto na Câmara dos Comuns, em resposta a críticas do Partido Conservador (oposição) que reprova seus planos de redução de impostos no ano que vem para enfrentar a crise econômica. "Não acredito que compreendam o que está acontecendo na economia mundial", disse Brown.
O líder conservador David Cameron "não parece ter-se dado conta de que no ano passado e nos últimos meses o problema foi a inflação, uma inflação combinada à crise do crédito e, no próximo ano, o problema será a deflação", acrescentou.
Brown utilizou desta maneira, pela primeira vez, a palavra "deflação" em público. Uma deflação no Reino Unido em 2009, ou seja, uma baixa prolongada dos preços, não foi excluída semana passada pelo Banco da Inglaterra (central) em seu informe trimestral sobre a inflação.