TÓQUIO - Uma empresa japonesa anunciou nesta segunda-feira (17/11) o recall de quase oito milhões de garrafas de água mineral Crystal Geyser importadas da Califórnia após dezenas de queixas dos consumidores por mau cheiro. A Otsuka Beverage disse ter recebido umas 75 queixas em outubro.
"Decidimos recolher alguns lotes de garrafas devido ao número elevado de queixas", indicou um porta-voz do distribuidor. Segundo ele, os testes realizados nos produtos em questão não revelaram nenhuma anormalidade. "É possível que o odor tenha sido transmitido à água no depósito durante o verão", declarou. "Apesar de não representar risco à saúde, a empresa decidiu recolher os produtos suspeitos por medida de precaução", destacou.
As garrafas estavam com data de validade até 1º de junho de 2010 e 19 de agosto de 2010, disse a empresa. No fim de outubro, o distribuidor japonês Kirin Beverage Corp. tirou do mercado 570 mil garrafas de água mineral francesa Volvic que estavam com o cheiro da tinta dos contêineres de transporte.
A vigilância sanitária se tornou uma obsessão no Japão depois de uma série de escândalos sobre a falsificação da data de validade de produtos japoneses e de massas e legumes chineses contaminados com pesticidas. O Japão importa a maioria de seus alimentos.