Nice, França - O presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, anunciou nesta sexta-feira (14/11) que a União Européia retomará as negociações sobre uma aliança com a Rússia. A iniciativa havia sido interrompida por causa da breve guerra entre Moscou e a Geórgia. Barroso afirmou que as negociações serão retomadas para aumentar a estabilidade na Europa.
As negociações se iniciaram em 2007, em busca de maior integração econômica e cooperação em assuntos de segurança e justiça. As conversas foram interrompidas em setembro, após a breve guerra entre a Geórgia e a Rússia, envolvendo as províncias separatistas georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul. Os líderes europeus condenaram a atuação russa no confronto.
Barroso se encontrou hoje com o presidente russo, Dmitry Medvedev, e o francês, Nicolas Sarkozy, na cidade francesa de Nice. "A Rússia cumpriu uma boa parte de suas obrigações para se chegar a um acordo", avaliou Sarkozy. "Nós devemos ter diálogo", afirmou o francês.
A União Européia é o principal consumidor e investidor da Rússia. Com a crise financeira mundial balançando os mercados europeus e fora do continente, o bloco considera Moscou crucial para manter a estabilidade global e os negócios em alta.