HOUSTON - O colombiano Juanes foi o grande vencedor da nona edição do Grammy Latino, levando para casa os cinco gramofones para os quais havia sido indicado, em uma noite na qual Julieta Venegas, Kany García e os favoritos Café Tacuba conquistaram dois troféus cada.
Juanes levou os gramofones de Gravação do Ano e Canção do Ano por "Me Enamora", além de Álbum do Ano por "La Vida es un ratico", melhor Álbum Vocal Masculino pelo mesmo trabalho e melhor clipe por "Me enamora".
A entrega do Grammy Latino teve início com o grupo mexicano Café Tacuba levando o prêmio de "Melhor Canção Alternativa", por "Volver a comenzar".
A também mexicana Julieta Venegas foi premiada por seu disco "MTV Unplugged", enquanto a cubana Gloria Estefan levou o Grammy de "Melhor Álbum Tropical Tradicional", por "90 Milhas".
O disco do argentino Andrés Calamaro, "La lengua popular", foi o "Melhor Álbum Rock Solo, e "Rodolfo", do também argentino Fito Páez, ganhou o prêmio de "Melhor Álbum de Cantor/Compositor".
A banda mexicana Belanova conquistou o Grammy de "Melhor Disco de Grupo ou Duo Pop, e "Eternamiente", de Molotov, conquistou o prêmio de "Melhor Álbum de Rock Vocal".
A Colômbia levou os Grammy de "Melhor Álbum Instrumental", com a Orquestra Filarmônica de Bogotá, "Melhor Álbum Folclórico", com Cholo Valderrama, por seu disco "Caballo", e "Melhor Álbum de Cumbia/Vallenato", para "Solo Clásicos".
As categorias de música brasileira foram anunciadas em uma cerimônia especial realizada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.