KANDAHAR - Pelo menos seis pessoas morreram e 42 ficaram feridas em um atentado com carro-bomba executado na cidade de Kandahar, a grande cidade do sul do do Afeganistão e reduto dos talibãs.
"Seis pessoas morreram no atentado: três membros dos serviços de informação e três pedestres, incluindo uma mulher. Quarenta e duas pessoas ficaram feridas, a maioria casos de pouca gravidade, entre elas duas mulheres, membros do conselho provincial", afirmou o governador da província de Kandahar, Rahmatullah Raufi.
"Foi um atentado suicida com carro-bomba", confirmou em uma entrevista coletiva. O balanço anterior registrava três mortos e 39 feridos.
A explosão aconteceu em um bairro residencial do centro da cidade, perto da sede regional do Departamento Nacional de Segurança - o serviços de inteligência afegão -, da Câmara de Comércio e da sede do governo provincial.
O atentado provocou uma cratera de quatro metros de profundidade, atrás da sede do governo da província. A explosão, ao meio-dia, destruiu janelas a 500 metros de distância.
Um muro do prédio oficial desabou e a onda expansiva carregou um posto da guarda dos serviços de inteligência atrás do edifício. A polícia isolou imediatamente a área e várias ambulâncias foram enviadas ao local. Kandahar, berço do movimento talibã, é cenário freqüente de atentados.