BRUXELAS - A Comissão Européia anunciou nesta segunda-feira (10/11) ao término de um debate entre os ministros europeus das Relações Exteriores estar disposta a retomar as negociações sobre uma parceria reforçada com a Rússia, mas ainda não definiu nenhuma data.
"Já era tempo de retomar estas negociações, suspensas em 1º de setembro pela Europa depois do conflito russo-georgiano;, declarou à imprensa a comissária européia para as Relações Exteriores, Benita Ferrero Waldner. "Certamente definiremos uma data (para a retomada destas negociações) depois da cúpula UE-Rússia de sexta-feira em Nice (sul da França);, acrescentou.
"Vinte e seis dos 27 países membros da União Européia (UE) concordaram" com o reinício das discussões, destacou o chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner.
O ministro francês frisou que a Polônia, inicialmente contrária à retomada das negociações com a Rússia, acabou se rendendo à maioria. Assim, o único país da UE a rejeitar estas discussões seria a Lituânia, uma informação que Kouchner não quis confirmar. A unanimidade não era necessária para tomar esta decisão.